O inverno, típica época das secas, além de ter sido contemplado com pouca chuva foi quente e com queimadas. A estiagem é a época que mais ocorre incêndios em vegetação.
Na segunda-feira 17, um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar próximo a Vila dos Bancários mobilizou o Corpo de Bombeiros e uma equipe da Usina Itaquerê, que compareceu ao local. O fogo atingiu também parte de uma plantação de eucaliptos e destruiu cerca de uma propriedade. A causa do incêndio não foi identificada, se foi criminoso ou não. No dia 11 a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu nota proibindo a queimada em Ibitinga devido ao tempo seco, quando a umidade do ar atingiu o nível de 18%.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, foi 49 incêndios entre o dia 1º de agosto até a última quinta-feira 20. Deste total o maior número foram em mata, com 20 ocorrências, seguidas com 8 de incêndio em terrenos baldios e 2 em vegetação cultivadas.
População pode denunciar
Para combater as queimadas irregulares e criminosas, a Polícia Ambiental colocou a disposição duas linhas telefônicas. A população pode denunciar as queimadas e desmatamentos. Outros crimes ambientais, como pesca com redes, tarrafas e redes de arrastão e a caça de animais silvestres, também são estritamente proibidos.
Para denunciar basta telefonar para os números (16) 3342-4221 ou 0800-11-3560. As ligações, segundo a Polícia Ambiental, são de sigilo absoluto.