Na Escola Maria Aparecida dos Santos Oliveira, há um projeto de leitura com diferentes focos. Neste ano, foi ampliado o projeto de leitura de jornal e a turma do 5º Ano B foi além. Desenvolveram uma pesquisa no bairro sobre “mensalão” e tiveram uma aula de cidadania.
“Organizamos a leitura de jornal para ser trabalhada do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem como objetivos principais, a formação dos professores para trabalhar com o jornal na sala de aula e oferecer, aos alunos, a possibilidade de manusear, de conhecer suas partes, de ler compreensivamente os textos do jornal, além de escrever sobre o que lê nesse portador. Um exemplo é a carta de leitor, que possibilita a interação dos leitores. Entendemos que ensinar a ler jornal, além de ser um direito do aluno, é também uma das funções da escola”, afirma a Coordenadora Maria Inês Miqueleto.
De acordo com a Diretora da Escola, Cleuza Maria Estronioli de Castro, “ficamos contentes com a iniciativa dos alunos do 5º Ano B, de fazer, nos arredores de suas casas, a pesquisa sobre o “mensalão”. Principalmente, porque partiu de uma notícia que a professora leu para eles”.
Após a leitura, discussão, levantamento de opiniões e argumentação dos alunos sobre a notícia “Mar de mequetrefes“, publicada na Folha de São Paulo (Opinião) no dia 10/08/2012, os alunos da professora Ivana Cristina de Fávero Stanzani, do 5º Ano B, passaram a prestar atenção no noticiário televisivo sobre o tema “mensalão”. Os conhecimentos prévios, desenvolvidos em sala de aula, contribuíram para a compreensão mínima do assunto.
Posteriormente, em sala de aula, houve continuidade de leituras de notícias sobre o “mensalão” e foi quando os alunos sugeriram fazer uma pesquisa entre os moradores da redondeza de suas casas. A princípio, a pesquisa consistiria em perguntar às pessoas se elas acompanhavam as notícias sobre o “mensalão” ou se acompanhavam a novela Avenida Brasil.
De acordo com a professora Ivana, “as crianças se interessam bastante pela leitura do jornal, que acontece toda semana, mas a pesquisa que pretendiam fazer precisava ser planejada, orientada e concluída de modo a trabalhar as expectativas de aprendizagem do 5º Ano e, ao mesmo tempo, não tirar a criatividade e o interesse dos alunos”.
“Os alunos receberam orientações, levantaram dados a partir das entrevistas que realizaram e, em sala de aula, tabularam os resultados. Fechamos com a análise dos gráficos que a Diretora e a Coordenadora fizeram no computador”, diz a professora.
A pesquisa possibilitou, além do trabalho com a disciplina de matemática, discutir política, cidadania, direitos e deveres. “O resultado dessa experiência é que temos alunos mais habilidosos com relação à oralidade, à leitura, ao raciocínio matemático e, principalmente, mais críticos com relação a sua realidade”, afirma a professora do 5º Ano B da Escola Maria Aparecida.
Abaixo, é possível visualizar as questões utilizadas nas entrevistas e os resultados. Vejam que interessante.
Total de pessoas entrevistas pelos alunos do 5º Ano B: 170
1- Você tem acompanhado o julgamento do mensalão?
Sim: 39% Não: 48% Às vezes: 13%
2- Você acompanha a novela Avenida Brasil?
Sim: 47% Não: 45% Às vezes: 8%
3- Você acredita que os acusados do mensalão serão presos ou condenados?
Sim: 43% Não: 57%
4- Você acredita que o julgamento do mensalão terminará antes das eleições?
Sim: 39% Não: 61%
5- Para você, o resultado do julgamento do mensalão pode interferir nas eleições para prefeito?
Sim: 38% Não: 62%
Na foto, a professora apresenta os gráficos e discute com os alunos, os resultados da pesquisa.