O 1º Concurso Nacional de redação e desenho da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade) recebeu 639 inscrições, entre elas dos alunos dos 9º anos da E.E. “Profª. Iracema de Oliveira Carlos”. Com a orientação da professora Édina Aparecida Rios Marchini, a aluna Daiane Almeida de Santana, venceu na categoria redação. Tanto a professora como a aluna ganharam um netbook.
O tema do concurso “Eletricidade e Segurança” foi sugestivo para o tema da redação de Daiane, que venceu com a redação intitulada: “Eletricidade com Segurança – Eu me preocupo”. O resultado do concurso foi anunciado na última terça-feira 16. A entrega do prêmio será realizada em uma data a ser divulgada pela Associação.
“O concurso é muito importante, porque o tema promove a conscientização da segurança tanto no ambiente doméstico como no ambiente de trabalho. Os alunos gostaram e se dedicaram para fazer a redação. Eles pesquisaram sobre o tema e foram orientados pela professora de Ciências para a discussão dos problemas que envolvem o uso incorreto e inseguro da eletricidade e a busca de soluções seguras. A escola e os professores dedicam-se muito aos projetos de prevenção, seja da saúde em geral, de doenças e de integridade física da pessoa seja quando o aluno esteja na escola, em casa, em passeio ou no ambiente de trabalho”, explicou a diretora da escola, Marcia Antonia Semeghini Prevato.
A diretora Márcia está exultante com a premiação recebida pela escola e espera ganhar mais prêmios até o final do ano, todos versando sobre meio ambiente e saúde.
“Eu não esperava ganhar, mas eu me esforcei bastante”, explica a aluna Daiane. “Eu coloquei a minha opinião no texto. Eu vejo muito no noticiário sobre o uso incorreto da energia elétrica”, comentou a aluna sobre como teve inspiração para construir o texto.