Ao todo foram 50 policias em 18 viaturas. A operação de fiscalização realizada em Ibitinga começou às 15:00 horas do último dia 24, em frente ao Paço Municipal. De acordo com a Polícia Ambiental, a operação encerrou-se às 2:00 da madrugada, e compreendeu a zona rural dos municípios de Borborema e Ibitinga.
Ao todo foram abordados 104 veículos e 255 pessoas foram revistadas. Apenas uma pessoa foi flagrada com entorpecente (5 gramas de maconha). Nenhum crime ambiental foi identificado.
O objetivo da operação foi fiscalizar a zona rural e fazer bloqueios nas estradas para fiscalizar área. “Como a área é muito grande concentramos o efetivo em um lugar só”, explicou o tente coronel do 4º Batalhão da PM Ambiental, Wilson Antônio Botero. Segundo o tenente, a operação foi concentrada em patrulhar a área, entrar em contato com os moradores das propriedades rurais, além de verificar se ocorre problemas ambientais ou de segurança.
Microrregião
As operações da Polícia Ambiental acontecem uma vez por mês nas microrregiões. O objetivo é visualizar o diagnóstico na segurança e os problemas ambientais. Os bloqueios além de inibir as ações dos bandidos, podem realizar flagrantes como tráfico de drogas, posse ilegal de armas, e também apreender material fruto de caça e pesca ilegal.
“A população destas áreas acabam sentindo a presença do policiamento. Essa presença é uma forma de prevenir desde crimes de furto como roubos também”, explicou o tenente Wilson.
A zona rural de Ibitinga tem os problemas atípicos de uma região banhada pelas águas, como os rios Jacaré Pepira, Jacaré Guaçu e Tietê. “Nas regiões que beira os rios a incidências de crimes de pesca é maior, é uma peculiaridade da região de Ibitinga”, explicou o capitão da 4ª Cia. do 4º Belotão da PM Ambiental Luciano Fraga Maciel, responsável por 52 cidades na região.