Um homem de 33 anos morreu, na manhã desta terça-feira (13), depois de cair do 14º andar, a uma altura de 30 metros, no fosso do elevador de um edifício residencial no Jardim Melhado, em Araraquara (SP). José Márcio Donizete Braga era técnico de uma empresa de internet e foi ao local para fazer uma manutenção de rotina no sistema de antenas do prédio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima caiu em cima do elevador que estava parado entre o 1º andar e o térreo por volta das 10h30. A hipótese é que o homem tenha se equivocado e aberto uma porta errada, já que diante do maquinário do elevador há duas portas: uma para a escada e outra para o fosso.
“Com ele estava outro técnico que disse que abriu a porta correta e quando descia as escadas notou que ele não estava logo atrás, subiu novamente e percebeu que ele poderia ter caído ao abrir a porta ao lado”, afirmou o primo da vítima, João Luís Virgílio.
Erro
Segundo Geriel Compre, gerente da empresa Techs, para qual Braga trabalhava, foi a primeira vez que o técnico foi fazer manutenção no prédio, mas ele já estava acostumado com o tipo de serviço. “Ele trabalhava com a gente há quatro anos e sempre fazia manutenção em prédios com o sistema parecido, o que ocorreu foi um erro, mesmo”, disse.
Ainda de acordo com o gerente, a porta de manutenção do elevador, por onde Braga caiu, deveria estar trancada. “Ele estava com os equipamentos de segurança, mas a porta de manutenção, que deveria estar travada, não estava trancada”, comentou.
Procurada pela reportagem do G1, a síndica do edifício, que não quis se identificar, afirmou que não sabia o que poderia ter ocorrido no local e que aguarda o laudo dos peritos para entender o que ocorreu. “O que posso dizer, é que foi uma fatalidade”, resumiu.
O corpo da vítima foi retirado pelos bombeiros por volta das 13h. Os familiares e os representantes da empresa de internet estiveram no local, que foi periciado pela Polícia Civil.
G1