O Corpo de Bombeiros de Ibitinga irá monitorar as chuvas a partir do dia 1º de dezembro. A novidade foi anunciada na última segunda-feira 12, pelo capitão Alexandre Luís dos Santos, comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiro de Araraquara, que esteve presente em Ibitinga.
De acordo com o capitão Alexandre, o Corpo de Bombeiros irá monitorar a quantidade de chuva que afeta a cidade com um aparelho chamado pluviômetro. O objetivo é gerar dados para analisá-los e prevenir os possíveis estragos causados pelas chuvas. “É bom ter o registro para verificar se está chovendo mais ou menos. Com estas informações a Defesa Civil do município sabe quanto que chove por dia, o quanto choveu e quais riscos podem causar no período das chuvas intensas”, explicou.
Além do pluviômetro os bombeiros já estão se mobilizando para a operação “Chuvas Intensas”, que fica em vigor entre novembro a maio. Segundo o capitão, a operação prevê o mapeamento das regiões de possíveis alagamentos na cidade onde podem ocorrer ocorrências com vítimas. Também os bombeiros identificam e solicitam a limpeza de córregos com vazão prejudicada, bueiros entupidos que podem contribuir para os alagamentos.
“Todos os anos é preciso fazer um levantamento e verificar todos os pontos de possíveis alagamentos, porque pode ocorrer mudanças em relação as características das enchentes entre um ano e outro, aí nós temos que estar preparados”, explicou o capitão Alexandre. O período das chuvas compreende de novembro a maio.