O Ministério da Educação (MEC) divulgou, este mês (6), os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011. Além disso, no dia 17, foi divulgado também a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A FAIBI (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e Ibitinga) recebeu nota 4 no Enade, e 2,07 no IGC. Ambas avaliações valiam de 0 a 5.
A nota 4 do Enade, referente ao ano de 2011, foi avaliado o curso de Pedagogia. Para o diretor da entidade, o professor André Luiz de Oliveira, a notícia da boa nota é fruto do trabalho realizado na faculdade. “A nota do Enade de 2011 é excelente e reflete no bom processo de aprendizagem do curso. A meta agora é conseguir a nota 5, que isso também se reflita na nota do IGC”, comentou o professor.
Avaliações
Em 2011 somente o curso de Pedagogia foi avaliado pelo Enade. A cada início de semestre, o MEC anuncia quais cursos serão avaliados, e no caso de Ibitinga, só o curso de Pedagogia foi requisitado no ano passado, segundo a direção da instituição. Em 2012, no último dia 25 de novembro, os cursos de Administração e Turismo foram avaliados e o resultado será divulgado pelo MEC no ano que vem.
Todos os cursos da FAIBI são reconhecidos pelo CEE (Conselho Estadual de Educação). O Enade e o IGC são instrumentos do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos das instituições públicas e particulares de todo o país. De acordo com o diretor da FAIBI, a prova o IGC avalia mais de vinte critérios da instituição, entre estrutura, corpo docente entre outros itens.