Na última quinta-feira (20) a Polícia Militar da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, desencadeou a operação denominada “Visibilidade Embarcada”, nos rios Pardo, Mogi-guaçu, Tietê e seus afluentes. A operação abrangeu os municípios de Ribeirão Preto, Jaboticabal, Santa Rita do Passa Quatro, Araraquara, São Carlos, Ibitinga e região.
O foco das ações do policiamento ambiental foi o patrulhamento hidroviário embarcado, com vistas à pesca ilegal de peixes nativos da bacia do Rio Paraná, devido o período de Piracema, que começou no dia 1º de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro. A Operação contou com 47 policiais militares em 10 viaturas operacionais e 09 embarcações.
Ao término dos trabalhos foram elaborados 05 boletins de ocorrência, realizado 35 buscas pessoais, sendo 08 pessoas presas em flagrante delito por crime contra a fauna ictiológica e posse de munições, lavrados 09 Autos de Infração Ambiental, totalizando R$ 9.872,00. Também foram apreendidos 73 quilos de peixes nativos, 03 barcos, 02 motores de popa, além de 09 redes de pesca, 04 tarrafas e 06 covos.
As 08 pessoas presas em flagrante delito foram conduzidas as delegacias da Policia Federal em Ribeirão Preto e Araraquara, sendo liberadas após pagamento de fiança. Denúncias sigilosas podem ser feitas pelo telefone 3342-4221.
Foto ilustração