Ibitinga, Quinta, 16 de Janeiro de 2025
Nova carteira de pescadores facilita fiscalização da Polícia Ambiental
Documento terá validade enquanto pescador estiver em atividade regular. Pesquisa aponta um milhão de profissionais em todo território nacional

O Ministério da Pesca e Agricultura fez várias alterações na carteira de pescador profissional com o objetivo de facilitar o trabalho de fiscalização da Polícia Ambiental. Destinada aos mais de um milhão de pescadores profissionais do país, a nova carteira promete uma tecnologia que facilita o combate à falsificação. 

O tenente da Polícia Ambiental, Ernani dos Santos, que representa a região de Bauru, SP, explicou que o pescador que não estiver com a documentação regularizada pode ser multado durante a Piracema, período em que a pesca é interrompida devido à reprodução dos peixes. “Se flagrado sem a carteirinha, o pescador será autuado e pode perder o seguro desemprego”.

A verificação das informações da carteira será obtida de forma instantânea por celulares smartphones e outros meios. A entrega da nova carteira do pescador será feita a partir da assinatura de um protocolo de entrega com dispositivo de segurança contra fraudes. A nova carteira é resistente porque terá validade enquanto o pescador estiver em atividade regular.

Renovação das carteiras
Enquanto a nova carteira não chegar aos pescadores, as antigas terão validade permanente. A entrega das novas carteiras será feita entre o dia 1º de fevereiro de 2013 até o final de janeiro de 2014.

O Ministério da Pesca e Aquicultura firmou termo de cooperação com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), que reúne 1.200 colônias de pescadores em todo o Brasil. Desta forma, cada pescador terá acesso à sua carteira na própria colônia a que está afiliado.

No momento da renovação, era necessária a apresentação de seis documentos, a partir de agora serão necessários anualmente apenas dois: um relatório anual de atividades e o comprovante do pagamento da guia da previdência social (GPS). O relatório envolverá o preenchimento, no mês de aniversário do pescador profissional, de um formulário no site do Ministérioa partir de qualquer terminal de computador com acesso à internet.

G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546