Ibitinga, Quinta, 16 de Janeiro de 2025
Suspeitos de aplicar golpes no INSS são presos pela polícia em Bauru
Segundo a polícia, trio usava documentos falsificados para fraudes. Golpistas teriam sacado cerca de R$ 12 mil horas antes do flagrante

  A Delegacia de Investigações Gerais de Bauru, prendeu três suspeitos de fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O trio foi detido na noite de segunda-feira (18), na Rodovia Marechal Rondon. O grupo também falsificava documentos para financiar carros.

  Segundo a polícia, o “escritório” da quadrilha funcionava em uma casa de alto padrão na cidade. No local foram encontrados documentos, celulares e impressoras de última geração, que eram usados na falsificação de documentos. As investigações apontaram que o golpe foi aplicado em várias cidades do Centro-Oeste Paulista desde dezembro do ano passado.

  O grupo foi preso em flagrante próximo a Bauru com R$ 12 mil. Segundo a polícia, o valor tinha sido retirado de uma agência em Botucatu horas antes da abordagem. A investigação quer descobrir também se funcionários do INSS estão envolvidos no esquema passando informações privilegiadas.

  As pessoas detidas utilizavam outros nomes para, além de burlar o órgão federal, conseguir financiamento de veículos. Um dos carros foi apreendido na operação policial.

  “Acreditamos que o sucesso dessa operação criminosa se deve, principalmente, à fragilidade do sistema de cadastro, da checagem do beneficiário que se dirige até o caixa. Se protocolos de segurança mais rígidos fossem adotados, no sentido de identificar efetivamente o beneficiário que fosse até o caixa, o golpe seria menor. Não descartamos a possibilidade de que as pessoas presas tenham informações privilegiadas sobre o cadastro do beneficiário que está sendo fraudado”, informou o delegado Kléber Granja.

  Em nota, a Superintendência do INSS em São Paulo informou que a fraude não foi praticada em uma unidade do órgão, mas sim, em uma agência bancária por meio da apresentação de documentos falsos para obtenção de empréstimo consignado em nome de beneficiários da Previdência Social. O INSS vai aguardar as investigações iniciais da polícia para fazer suas apurações e verificar se houve falha ligada à Previdência Social.

G1

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546