Depois do incêndio na boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, todo o país se mobilizou para ficar atento sobre a segurança em estabelecimentos que concentram grande quantidade de público. No estado de São Paulo uma grande operação foi iniciada pelos bombeiros, denominada Operação Prevenção Máxima, que foi instituída pelo comando Geral do Corpo de Bombeiros do estado.
No início da operação, no final de janeiro, foram identificados 35 estabelecimentos de grande concentração de público, como boates, igrejas, restaurantes, etc. Agora o número de locais chega a 38, e destes, até a última terça-feira 19, um total de 25 estão irregulares afirmam os bombeiros. As cidades fiscalizadas foram Ibitinga, Borborema, Tabatinga e Nova Europa
Segundo o 1º Sargento PM Mário Pereira Gomes Filho, todos os 25 estabelecimentos identificados nas quatro cidades foram denunciados para as prefeituras. “Os locais que estão irregulares, estamos informando a prefeitura e os proprietários dos imóveis que têm dez dias para regularizar”, explicou o sargento. Os donos dos imóveis têm dez dias para se manifestar, se dentro deste prazo nada acontecer, os bombeiros informam a prefeitura novamente, e depois disso, o alvará pode ser cassado pela prefeitura.