Ibitinga, Sábado, 02 de Novembro de 2024
Aulas do projeto Guri começaram nesta semana
Entre os pólos do Projeto Guri em todo o Estado, Ibitinga é a 6ª cidade com aulas em dois períodos. O projeto é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado

   Na última terça-feira 22, o Projeto Guri iniciou suas atividades, e a apresentação do projeto para os novos alunos aconteceu na FAIBI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga), onde o curso é ministrado. Na abertura do início das aulas de 2011, estiveram presentes o Prefeito Marco Fonseca, professores e coordenadores do curso, secretários municipais e professores da FAIBI, e também os alunos e parentes e amigos dos novos estudantes.

   O Projeto Guri, tem como intuito, socializar e inserir nos alunos, noções de cidadania através da música, promovendo também desenvolvimento humano, e gerando cidadãos. Para participar das aulas basta ter entre 6 à 18 anos, e não é preciso ter conhecimento prévio da música. As inscrições no pólo de Ibitinga é permanente.

   O projeto Guri foi idealizado em 2006, por uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo. Atualmente conta com mais de 51 mil alunos matriculados em todo o Estado, divididos em 366 pólos divididos em 310 municípios, é considerado o maior programa sociocultural do país.

    Em Ibitinga o projeto está presente desde 2006, e aqui o pólo é um dos poucos que trabalha em dois períodos. O Projeto Guri é realizado a partir de parcerias entre o Governo do Estado e de Prefeituras. Em Ibitinga o projeto é realizado através de parcerias entre a FAIBI, a Prefeitura, com o apoio das secretarias de Educação, do Desenvolvimento Social, da Secretaria de Esportes, do Criart, do Orfanato Criança Feliz e da Casa da Criança.

     Segundo a Coodernadora do Projeto, Kennia Machado Tagliari, o Projeto Guri é muito importante para a educação dos jovens. “É de fundamental importância porque tira das ruas o jovem e as crianças e ensina a eles cultura, educação, socialização, e desenvolvimento social, o que é muito importante para formar um cidadão”, explica Kenia. Para o Secretário de Cultura, Gleison Landim, o projeto vai além. “O projeto proporciona ao aluno o contato com a mais bela arte, pois a música toca os ouvidos, alegra o coração e deixa a alma mais leve”, comenta o Landim.

O Projeto Guri e Ibitinga    

       Em 2010, o pólo de Ibitinga foi homenageado, onde um livro foi confeccionado para celebrar o Projeto Guri nos seus 15 anos de existência no estado. Ao todo, apenas quinze crianças foram escolhidas para ilustrar o livro, e Ibitinga teve este privilégio. O livro traz histórias de “Guris” de diferentes regiões do Estado de São Paulo e apresentando um perfil cultural dos diversos lugares onde o Projeto Guri está, revelando suas culinárias típicas, costumes, expressões e brincadeiras. Na região de Araraquara, a cidade escolhida foi Ibitinga, e a aluna Andressa Cunha Vilela, do curso de violão, foi escolhida para representar a nossa cidade e região.

     Os cursos oferecido em Ibitinga são: Clarinete, Flauta Transversal, Eufônio, Trompete e Trombone. Dentro de 60 dias o projeto irá oferecer o curso de Saxofone. O pólo de Ibitinga é o sexto em todo o Estado, e tem aula no período da manhã e da tarde. As inscrições estão abertas e são permanentes. Os interessados devem ligar para o telefone (16) 3341-7303.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546