Nos dias 9, 10, 23 e 24 de março foi realizado o primeiro módulo do Programa de Turismo Rural, no distrito de Cambaratiba, em uma parceria do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP). O curso contou com 23 participantes.
O primeiro módulo baseou-se nas oportunidades de empreendimentos. Foi realizado um levantamento das potencialidades do município, para que possam ser desenvolvidas linhas de projetos ao longo do ano. Segundo a instrutora, Ângela Barbieri Nigro, nos dois primeiros dias do curso foram levantados todos os recursos históricos e culturais, de paisagem e natureza do distrito.
Nos dois últimos dias foram realizadas visitas a propriedades do grupo e identificados diferentes recursos e atratividades que podem ser desenvolvidos. Um exemplo é a Rigomel, estabelecida há algum tempo no mercado, que pode virar parceira para apresentação de subprodutos da pupunha para o turista.
Ariovaldo Benedito Martins resolveu participar para ampliar seus conhecimentos e aprovou o primeiro módulo. “Já não tenho estudo, só fiz até a oitava série, pois não tive condições de continuar porque tinha que trabalhar. Com o curso posso adquirir conhecimentos e me socializar, afinal, tudo que a gente aprende nunca é perdido”, enfatiza.