A cidade de Bocaina (SP) é anualmente palco de uma das mais tradicionais festas religiosas de São João do interior paulista. O santo é o padroeiro do município. A cada ano, a festa reúne um número maior de visitantes, que pedem graças e retornam para agradecer. A travessia do braseiro da fogueira é o diferencial da festa, que além da parte religiosa, conta também com recreação.
A festa conta com diversas comidas e atividades típicas como quadrilha, pau-de-sebo, missa, benção, shows musicais, incluindo, leilão de gado, corrida de pedestres de São João, restaurante na praça, parque de diversões e noite italiana.
À meia-noite desta segunda-feira (24), os mais de 10 mil fiéis de São João realizaram a tradicional festa de São João Batista. O evento aconteceu na igreja matriz da cidade, localizada no Centro, repetindo uma tradição que este ano completa 122 anos.
Ao longo dos mais de 100 anos de tradição, os fiéis jamais deixaram de passar sobre o braseiro. Os pedaços são colocados um sobre os outros em forma quadrada. O braseiro alcança dois metros de altura. Logo em seguida, molham a fogueira com óleo querosene e ateiam fogo. “Acredito que a temperatura do braseiro chega a uns 70 graus. Eu não tenho coragem de passar por ela não”, diz o lavrador Sabino Santana.
Benção
Neste ano, seis pessoas passaram descalças sobre o caminho de brasas, com três metros de comprimento. Segundo o padre André Cristiano Zacheu, a passagem é uma prova de coragem e muita fé.
“Não é fácil não, mas é uma bela experiência de fé e agradecimento. A festa é popular, mas ainda conta com um cunho religioso muito forte”, ressalta o padre.
“Eu acredito na minha padroeira, Nossa Senhora de Fátima e vou atravessar. Seja o que Deus quiser”,disse o administrador de empresas Rodolfo Bueno, que também passou pela fogueira a alegou que ‘não sentiu nada’.
A passagem pela fogueira acontece desde 1891, quando surgiu o município São João Batista da Bocaina. Era feita na fazenda Santana, que deu origem à cidade. Até a década de 40, a fogueira de São João ocorria na zona rural, nas fazendas e depois passou a ser feita dentro da cidade.
A festa acontece até 19 de julho. Nesta segunda-feira, os fiéis poderão aproveitar o 'happy hour' no bar da festa, às 15h. Já no final da tarde, às 18h, será realizada a festa da natividade de São João Batista, uma missa e procissão em louvor ao santo. G1