Nove pessoas, entre elas cinco oficiais de Justiça de Bauru (SP), foram presas em uma operação que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) fez na manhã desta segunda-feira (6), em oito locais diferentes da cidade e também em Jaú
Eles são suspeitos de participar de uma esquema de pagamento de propina para agilizar processos de busca e apreensão de veículos financiados e não pagos. O grupo era monitorado há 8 meses e, segundo as investigações, os oficiais de Justiça, que trabalhavam no Fórum de Bauru, recebiam entre R$ 300 e R$ 750 para cada veículo localizado e apreendido de forma ágil.
Além dos oficiais de justiça, foram detidos também uma advogada e três empresários ligados a empresas de cobrança, financeiras e escritórios de advocacia. Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Gaeco, um dos suspeitos é investigado por envolvimento com narcotráfico e também em esquema de compra de votos na eleições de 2012. Todos os funcionários do Fórum foram suspensos do cargo a pedido do Poder Judiciário de Bauru.
Apoio da PM
A operação começou ainda de madrugada e contou com o apoio de 28 policiais e 11 viaturas da Polícia Militar. Diversos equipamentos eletrônicos foram apreendidos durante o cumprimento dos oito mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira.
Durante a apreensão, uma pistola 765 foi encontrada em um dos locais e encaminhada para a delegacia. Todos os envolvidos serão ouvidos na sede do Gaeco em Bauru.
Jcnet