A diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bocaina realiza nesta semana palestras e trabalho de limpeza nas margens do rio Jacaré Pepira, próximo à ponte da fazenda Bateia, onde também serão plantadas cerca de 100 mudas de espécies nativas. As atividades acontecem em razão do Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagos e Praias, celebrado no sábado (13).
Nesta quarta-feira (10), os alunos do ensino fundamental das escolas municipais Maristela Marta Moretto e Deputado Leônidas Pacheco Ferreira assistirão palestras nos períodos da manhã e da tarde, no centro cultural Cine Jequitibá, tratando da importância da preservação de rios e lagos e as consequências para a vida humana da contaminação das fontes de água no planeta. As palestras acontecem às 8h30 e 13h30, e serão proferidas pelo educador ambiental Gérson Luís Tadeu Solano, da unidade regional da Sabesp em Botucatu.
Na sexta-feira, também as 8h30 e 13h30, os alunos das duas escolas serão levados para as margens do rio Jacaré Pepira para a realização de faxina ecológica, com o recolhimento de material descartado no local por pescadores e visitantes. Nos finais de semana, o córrego da Bocaina, que desemboca no rio próximo à ponte da fazenda Bateia, é bastante procurado por banhistas, que acabam muitas vezes descartando no local materiais como garrafas pets, sacolas plásticas, entre outros.
“Temos os tambores de lixo que são disponibilizados pela Prefeitura junto às cabeceiras da ponte, e que semanalmente são recolhidos pelo nosso serviço de coleta, mas infelizmente alguns frequentadores ainda deixam nas margens do córrego e do rio boas quantidades de lixo”, diz a diretora de Meio Ambiente, Déborah Cristina Granai.
Depois de recolhimento dos materiais, os alunos farão também o plantio de cerca de 100 mudas nativas às margens do rio, quando também receberão informações sobre a importância da preservação da mata ciliar para a preservação da vida nos rios.
JcNet