As motos que são estacionadas fora dos locais determinados, os chamados “bolsões”, estão sendo multadas pela Polícia Militar. Implantadas pela prefeitura desde o mês de abril, os estacionamentos de motos foram ampliados nesta semana na área central de Ibitinga, mas ainda é possível encontrar algumas motos usando vagas de veículos.
“99% das motos estão estacionando nos bolsões. As motos que estão fora desses locais, são por cauda de falta de educação no trânsito”, explicou o secretário Dr. Donisete José Pinezi, da Secretaria de Segurança, Trânsito e Tecnologia. Ele ainda declarou que a quantidade de vagas destinadas para motocicletas é suficiente, e que a pedido de comerciantes, outras estão sendo criadas, como ocorreu na última quinta-feira 23, próximo ao cruzamento das ruas José Custodio e Odail de Oliveira. Os estacionamentos criados para motocicletas ficam na área da antiga Área Azul, no quadrilátero entre a rua Bom Jesus até a 7 de Setembro, e a Avenida Dr. Victor Maida até a 13 de Maio.
Multa
De acordo o Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas que estacionarem em local / horário proibido por sinalização, comete infração média, passível de penalidade de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa de 80 UFIR (R$ 85,13) e sujeito a remoção do veículo.
Segundo dados da Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), em Ibitinga são aplicadas uma média de 250 a 300 multas de trânsito por mês, incluindo todas as modalidades.