Um incêndio na vegetação que fica abaixo da linha de transmissão de energia, colocou em risco o fornecimento de energia para Ibitinga. Na noite da última segunda-feira 20, um incêndio, por volta das 20:15 hs, destruiu a vegetação no terreno ao lado da subestação de energia, localizada no Jd. Dona Idalina, onde começa a linha de transmissão, mais conhecida como linhão. O terreno é localizado na av. Antônio Pinto da Costa, ao lado da igreja. O linhão recebe energia produzida no país e também envia energia para Ibitinga e Itápolis.
Os bombeiros foram acionados e controlaram a situação antes que o fogo tomasse toda a área, e invadisse a área da substação. No dia seguinte, uma equipe de limpeza de terrenos baldios de Gavião Peixoto, contratada pela companhia, visitou o local pela manhã e com o uso de roçadeiras, limpou o mato alto. Segundo os trabalhadores, o local é limpo a cada 90 dias. O bombeiro 2º Sargento Salomão Carvalhaes Santos, que atendeu a ocorrência, afirmou que aquela queimada estava sendo a 4ª do dia a ser atendida pelos bombeiros. Segundo dados dos Bombeiros, só este ano foram 31 ocorrências de incêndios em vegetação.
A direção da subestação da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) de Ibitinga afirmou que o incêndio poderia colocar em risco o fornecimento de energia para a cidade. “Muitos apagões são causados devido a queimadas em pastagens e reservas. Alguns acabam afetando a rede elétrica ocasionando desligamentos”, explicou o técnico líder de regional de Ibitinga, Adriano Lourenço. Outra ação de vandalismo semelhante aconteceu em um terreno de frente a área, na sexta-feira 17, onde uma grande área de vegetação foi destruída.