Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fizeram uma operação nesta quarta-feira (12) em 21 estradas do Estado de São Paulo para fiscalizar os veículos a diesel que emitem fumaça preta. Em Araraquara (SP), dos 1.296 caminhões e caminhonetes avaliados, 29 foram multados em cinco horas de operação na Rodovia Washington Luís (SP-310).
A medição é feita com os veículos em movimento. Se estiverem desregulados, o motorista é parado e autuado. Segundo a Cetesb, a multa é ambiental e não de trânsito. O valor é de R$ 1, 172, mas pode chegar a R$ 17 mil dependendo da quantidade de reincidência.
Quando um veículo libera a fumaça preta, joga junto no ar partículas que fazem mal à saúde e aumentam o risco de doenças respiratórias. “Isso é resultante de uma má combustão da operação do veiculo em movimento com o combustível”, explicou Jorge Luis Carizia, gerente da Cetesb em Araraquara.
A operação deverá se estender até o fim de agosto. Neste período são intensificadas as ações de controle de poluição do ar, cujo objetivo é alertar e conscientizar a população dos riscos da poluição do ar e as formas de ajudar a combatê-la.
As pessoas também podem participar das ações para a melhoria da qualidade do ar, denunciando os veículos que emitem fumaça em excesso pelo 0800-113560 e também pelo site da Cetesb.
Fonte:Candeia