A Secretaria de Saúde de Jaú divulgou ontem a morte de dois jovens cujos casos haviam sido notificados como suspeitos de gripe A no Município. Se confirmados, serão quatro os óbitos pela doença causada pelo vírus H1N1 na cidade em 2013.
Conforme relatório da Prefeitura, trata-se de uma mulher de 24 anos e de um homem de 23. Os nomes não foram divulgados. A secretaria aguarda resultado de exames no Instituto Adolfo Lutz, em Bauru, para confirmar se a causa da morte foi realmente de gripe A.
A suspeita do homem foi notificada ainda ontem, ao passo que a da mulher foi no dia 12 de junho.
Até ontem, 33 pessoas foram registradas com suspeitas ou confirmação da doença. Destas, seis contraíram a enfermidade – das quais duas sabidamente morreram em função do vírus. São elas, um homem de 61 anos, que morreu em 8 de junho, e outro, de 55 anos, que veio a óbito no dia 28 de maio. Oito exames ainda não ficaram prontos, entre eles, os dos jovens que morreram ontem.
A gripe A causa os mesmos sintomas que a forma mais comum da doença, porém muito mais acentuados.
Dengue
Até as 16h de ontem, havia 560 confirmações de dengue em Jaú. Em 30 de maio, o Comércio noticiou que a Prefeitura reconhece epidemia da enfermidade na cidade – é o maior patamar na série histórica iniciada em 1995 pelo governo do Estado. Naquela data, havia 504 casos confirmados. Entre os registros mais recentes, 553 são contraídos em Jaú e o restante em outras cidades. (JGD)