Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Facebook expande recurso Busca Social a usuários da rede
Sistema lançado em janeiro que personaliza pesquisas já é oferecido aos brasileiros. Para acessá-lo, contudo, é necessário mudar o idioma para inglês

O Facebook anunciou nesta segunda-feira a expansão de seu novo sistema de pesquisas, o Graph Search (Busca Social, em português), para qualquer usuário que acesse o site no idioma inglês. Não há previsão para o serviço ser traduzido para o português.

O recurso, apresentado em janeiro de 2013 por seu fundador, Mark Zuckeberg, aprimora o sistema de busca no interior da rede: o usuário pode demandar pesquisas relativamente complexas, que vasculham de uma só vez conteúdos compartilhados na rede por seus amigos e oferecem um resultado organizado – as informações são relativas a pessoas, fotos, interesses e lugares.

É possível, por exemplo, fazer pesquisas mais precisas sobre quais são os amigos que estudam em uma universidade ou que “curtiram” uma determinada página, atributos diferentes às pesquisas tradicionais realizadas em sites de busca, como Google e Bing. Caso uma foto, texto ou vídeo publicado esteja marcado como público, qualquer usuário no site terá condições de visualizar o conteúdo. Informações postadas na rede social como “privadas” não aparecem nos resultados de pesquisa.

Aos brasileiros que desejam testar o sistema, será necessário acessar o menu de configurações do perfil e trocar o idioma Português para Inglês na seção “Geral” (imagem abaixo). Segundo o Facebook, a adesão é automática, mas não imediata: alguns usuários terão acesso completo dias após mudar essa configuração.


comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546