A operação começou por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira (06), em Dobrada, onde a Polícia ao atender uma ocorrência, encontrou várias espécies de pássaros silvestres em uma residência. Após essa ocorrência, várias denúncias foram feitas.
A Polícia Ambiental foi acionada, iniciando uma operação conjunta que vistoriou 10 residências, inclusive uma oficina mecânica. Foram elaborados 11 boletins de ocorrências e 19 gaiolas foram apreendidas, com 129 aves, dentre elas algumas espécies em extinção.
O total da multas ultrapassa os 139 mil reais, sendo que para aves em extinção a multa é de 5.000 reais. Para as demais aves, a multa é de 500 reais.
Além das aves, 8 arpões, 10 batedeiras, 1 rede de caça (espera), 1 tarrafa e 2 redes de pesca também foram apreendidas.
A operação mobilizou 3 viaturas da Policia Ambiental e 3 viaturas da Polícia Militar, e ainda contou com a colaboração de um caminhão e duas caminhonetes da prefeitura de Dobrada.
As aves passarão pela avaliação de um veterinário, algumas foram recém capturadas e serão devolvidas a vida silvestre e outras que devido ao tempo de gaiola, serão doadas a zoológicos.
Entre as espécies apreendidas estão canários da terra, trinca ferro, colerinha, bigodinho, azulão, tico tico rei, maritaca, pássaro preto e galo de campina.
O tenente Leandro da Polícia Ambiental, destaca que a apreensão se deu graças a confiança que a população tem no trabalho da Polícia Ambiental, denunciando e colaborando nas apreensões. As denúncias podem ser feitas pelos telefones: 16) 3335-7980 e 16) 3331-3797, 24 horas por dia.