Domicílios de 10 cidades da região de São Carlos (SP) vão receber agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir desta segunda-feira (19), para um mapeamento que pretende identificar doenças e fatores de risco à saúde como hipertensão, diabetes e obesidade. A pesquisa,que é feita em em parceria com o Ministério da Saúde, pretende levantar informações sobre o atendimento nas redes pública e particular.
Em São Carlos, serão visitadas 28 residências. Já em Rio Claro serão 39 e, em Araraquara, 26. A Pesquisa Nacional de Saúde foi criada para avaliar o estado de saúde dos brasileiros e começa a fazer questionários e exames para a população. Além de responder perguntas, os entrevistados vão fazer exames de urina, sangue e medir a pressão arterial.
Antes de ir à campo, foram feitos testes nos equipamentos. Pela primeira vez, os técnicos vão levar fita métrica, balança, aparelho de pressão e um computador de mão. As coletas das amostras e dos exames serão feitos por profissionais da saúde e os funcionários do instituto ficarão responsáveis pelas entrevistas. “A escolha vem de uma metodologia já definida pelo IBGE com o Ministério da Saúde afim de se mostrar a realidade da saúde a nível nacional”, disse o chefe do IBGE de Rio Claro, Ivan Donizetti Marafon.
Segundo o IBGE, a pesquisa deve levar dois meses e meio para terminar. “Tem o questionamento sobre o domicílio, se a pessoa tem plano de saúde, se visitou médico ou dentista nos últimos meses, a gestante tem uma parte específica”, afirmou o chefe do IBGE de São Carlos, Luiz Rogério Godoy.
Além de São Carlos, Araraquara e Rio Claro, também receberão as agentes do IBGE as cidades: Descalvado, Mococa, Pirassununga, Porto Ferreira, São João da Boa Vista São José do RIo Pardo e Santa Rita do Passa Quatro.
G1