Desde o dia 1º deste mês, o 2º Pelotão da 4ª Cia do 13º Batalhão de Polícia Militar de Ibitinga tem novo comando. O 2º Tenente PM Adilson José Gardim deixou o comando da PM de Ibitinga e agora o 1º Tenente PM Lúdio Eduardo Veludo, da cidade de Itápolis, irá comandar as ações da Polícia Militar na cidade. O 2º Tenente PM Gardim, que é de Araraquara, estava no comando de Ibitinga desde o dia 04 de março. Antes, o 1º Tenente PM Rogério da Silva Júlio havia assumido o comando da PM de Ibitinga desde o dia 21 de março de 2012, quando assumiu no lugar do 1º Tenente PM Richard de Braga de Oliveira Tonn, que ficou à frente da unidade de 2008 a 2012.
A mudança no comando, segundo o Tenente, ocorreu devido a motivações técnicas da PM. Segundo o 1º Tenente PM Lúdio, já nos seus primeiros dias no município, avaliou as ações táticas a serem desencadeadas pela Corporação Militar no local. Também, no último dia 8, o Comandante já participou de uma audiência pública do Conseg (Conselho de Segurança do Município). Sobre como será voltado o trabalho da PM, o Tenente afirmou que as melhorias das ações da Corporação continuarão a ser intensificadas, entre elas, a redução dos índices de criminalidade, a prevenção e instrução da população ibitinguense com relação às normas e condutas de trânsito e o policiamento na região central da cidade, onde se concentra o grande número de turistas e população flutuante. Neste último, o reforço do policiamento já foi intensificado este ano com o apoio de policiais da cidade de Matão, e segundo o tenente, será mantido.
Patrulhamento Rural
De acordo com o Tenente, hoje o patrulhamento rural existe, mas “há necessidade de um aumento do suporte para a população que reside nesta área”, que é extensa. Mesmo obtendo resultados no patrulhamento, o Tenente explica que o efetivo é reduzido e um pedido já foi feito ao Comando de Araraquara para aumentar o mesmo, visando garantir uma maior sensação de segurança e prevenção de crimes para a população de Ibitinga, uma Estância Turística que requer sempre um olhar diferenciado com relação à segurança.