O Parque Eco Esportivo Damha, localizado em São Carlos (230 km de São Paulo), será o palco do GP Extreme Brasil de Triathlon no próximo domingo (3/4). A competição irá reunir triatletas de ponta da América do Sul e serve como preparação para a disputa do Ironman Brasil, que será realizado no final de maio em Florianópolis. Entre os mais de 500 inscritos até o momento estão atletas de ponta como o argentino Oscar Galindez (veja box) e outros aficionados pela modalidade, como o empresário João Paulo Diniz, a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli e o ex-piloto de F1 Antonio Pizzonia. Outros triatletas que estão entre os favoritos e marcarão presença na competição em São Carlos são Santiago Ascenço, Marcus Ornellas, Sandra Soldan e Ariane Monticelli.
O percurso será dividido em 1 km de natação, 100 km de ciclismo e 10 km de corrida, tudo na área do Parque, que possui relevo desafiador, retas velozes e outros trechos muito técnicos. Os triatletas enfrentarão a prova no formato contrarrelógio, o mesmo modelo do GP Internacional que ocorre duas vezes por ano em Balneário Camboriú/SC nas edições Winter e Summer.
No sábado (2/4), também no Parque Eco Esportivo Damha, abrindo a série nacional GP Triathlon em 2011 acontece o GP Damha Triathlon com prova no formato Short Trithlon – 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Para os profissionais, a competição adotará o formato contrarrelógio. Já para os amadores, valerá a regra da proibição de vácuo.
Para complementar o final de semana em que São Carlos se torna a capital brasileira do Triathlon, haverá a partir da sexta-feira (1º/4) até o domingo a Feira Expo GP Damha. No local será realizado o simpósio das duas competições (GP Extreme Brasil e GP Damha de Triathlon) e serão entregues os kits aos inscritos. Ao lado de estandes de fabricantes de bicicletas e oficinas especializadas, estarão expostos artigos da modalidade do triatlo, equipamentos esportivos, oficinas especializadas, suplementos alimentares e acessórios de natação, entre outros. A entrada é livre. Toda a organização dos eventos é da SB5, empresa especialista em marketing esportivo e que desde 2002 promove grandes competições nacionais e internacionais. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nos portais www.parqueecoesportivo.com.br e www.gpextreme.com.br
O ARGENTINO DE FERRO – Um atleta com quase 40 anos pode ser considerado carta fora do baralho na maioria das modalidades esportivas de alto desempenho. Pode, mas este, de longe, não é o caso do argentino Oscar Galindez que, aos 39 anos, é apontado como o grande favorito na prova do GP Extreme do próximo domingo no Parque Eco Esportivo Damha. Técnico eletrônico e mecânico, Galindez, que nasceu em Rio Tercero, cidade próxima à Córdoba, vem a São Carlos com um vasto currículo em 25 anos de carreira. Esse currículo inclui, entre dezenas de conquistas, um vice-campeonato mundial de Ironman em 2007, nos Estados Unidos; os títulos de 2003, 2006 e 2007 do Ironman Brasil; o pentacampeonato do Pan de Triatlo (1992, 1993, 1994, 1998 e 2000); a conquista do mundial de Duatlo no México (1995); o heptacampeonato do Troféu Brasil de Triathlon; e o bicampeonato do Ironman de Cancún (2007 e 2009).
Com 1,74m e 72 kg, Galindez diz que seu melhor desempenho nas três modalidades que compõem o triatlo é na prova do ciclismo. Com apenas oito anos de idade começou a praticar atletismo. Quatro anos depois embarcou no basquete. Porém, em 1986, quando investia em sua carreira de técnico eletromecânico, o destino lhe preparou um novo desafio em um esporte novo, surgido oito anos antes no mundo: o Triathlon.
Depois de ver o Ironman (maior prova mundial da modalidade) em um programa de televisão, Galindez decidiu aceitar o desafio de competir em uma prova de triathlon na província de Córdoba. Começaria assim uma paixão alimentada pelo desejo de superar-se. “O dia que cruzei a linha de chegada do meu primeiro desafio, descobri o guerreiro que havia dentro de mim”. Com este lema, Galindez conquistou inúmeras vitórias que o levaram a construir uma grande trajetória esportiva, convertendo-se assim no maior expoente argentino da especialidade e um dos melhores triatletas na América Latina e do mundo.
Ele diz que tem boas expectativas em competir no evento No Parque Eco Esportivo Damha: “É um triathlon com formato novo e muito interessante, que pode ser usado como treino para provas Ironman. O fato de ter um ciclismo longo e uma corrida curta facilita acelerando a recuperação. Outra novidade boa é fazer a prova tipo Time Trial. Também posso dizer que a competição chamará a atenção dos ciclistas para tentarem o desafio, pois a natação é curta. Definitivamente estou empolgado para competir no GP Extreme”.
Galindez também dá uma dica para os atletas amadores que irão competir na prova de São Carlos: “A natação não fará a diferença no resultado final, mas o ciclismo é longo. Portanto, acho que devem tomar cuidado controlando o ritmo para não quebrar depois”. Para os fãs, o triatleta argentino deixa uma pequena mensagem: “Faça tudo com determinação e amor, prepare-se treinando e sonhando com os objetivos que se podem conseguir. Aprenda a tornar-se um ser integral”.