O vestibular da Fuvest 2014 tem um número recorde de 172.001 candidatos inscritos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, Telma Zorn. O recorde anterior era do vestibular Fuvest 2006, com 170.474 inscritos. Em 2012, foram 159.609 candidatos.
As inscrições para o vestibular da Fuvest foram encerradas no dia 9.
Estão em disputa 11.057 vagas de cursos daUSP e 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição, e vão poder concorrer ao bônus de 5% na nota.
Entre os inscritos, 60.683 (35,3%) fizeram somente o ensino médio na rede pública. Já 48.492 (28,2%) cursaram tambem o ensino fundamental em escolas públicas.
Para a pró-reitora de graduação da USP, Telma Zorn, o aumento da procura desses estudantes é reflexo da política de bônus da universidade. "Temos de comemorar, tenho expectativa de que o bônus aumente o número de estudantes da rede pública na universidade."
Programa de bônus
Em julho, a USP aprovou os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, que podem chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.
Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado: pretos (denominação utilizada pelo IBGE), pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.
O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.
Primeira fase
A primeira fase será realizada no dia 24 de novembro, um domingo. A prova conterá 90 questões abordando português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova começa às 13h e a duração será de cinco horas.
A nota da primeira fase será utilizada tanto como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, quanto para o cômputo da sua nota final.
A segunda fase será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. Serão três provas de caráter analítico?expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. As provas começam às 13h e duram quatro horas.
Neste ano, mais 75 vagas foram acrescidas com a criação do bacharelado em ciências biomédicas com ênfase em ciências básicas da saúde e em biotecnologia em saúde, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas; e engenharia de computação com ênfase em sistemas corporativos, oferecido pela Escola Politécnica no campus USP Leste, com 50 vagas.
O número de cidades onde os candidatos poderão fazer a prova aumentou de 26 para 32, com a inclusão de Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Taboão da Serra, Fernandópolis, Jaú e Limeira. G1