Desde o último dia 26, o Capitão PM Fernando Marino Porto (foto) está classificado para a função de Comandante da 5ª Companhia do 13ª Batalhão da Polícia Militar do Interior, em Ibitinga. Na mesma data uma publicação no boletim oficial da PM, anunciou a instalação da 5ª Companhia no município. A conquista foi publicada no boletim número 97 daquele órgão. Na sexta-feira 30, O Capitão Porto assumiu o seu posto. O 1º Tenente PM Lúdio Eduardo Veludo, que estava à frente do comando desde o dia 1º de agosto do ano passado, agora passou a ser Subcomandante da 5ª Cia.
A companhia de Ibitinga será sede dos grupamentos da PM das cidades de Tabatinga, Nova Europa e Borborema. Essa última foi desligada da Cia. de Taquaritinga, e as demais da Companhia de Matão. Segundo o Comandante Porto, o próximo passo está sendo criar toda a estrutura administrativa da companhia.
Novo prédio
Segundo o prefeito Florisvaldo Fiorentino, a doação do terreno para a construção da nova sede da PM pode ocorrer, e já tem local definido em estudo; área atrás da APAE, no local do antigo hospital psiquiátrico. Na terça-feira 03, em uma reunião (foto) entre o comando da PM e o prefeito, “ficou combinado que no prazo de trinta dias uma estratégia será montada para adequar o município nas condições ideais para a recepção de uma companhia”, disse o prefeito. “Provisoriamente estamos estudando em alugar outro prédio, e também em até doar um terreno, tem até um local preestabelecido”, explicou o prefeito Florisvaldo.
De acordo com o Capitão Porto, se efetivada a doação da área, primeiro deve ser doada para o estado, depois para a Secretaria de Segurança Pública, mas ainda tudo sem data estabelecida. Se ocorrer, a doação deverá passar por votação na Câmara de Vereadores. Para a construção da sede do novo co-mando da PM, segundo o Capitão Porto, vários critérios técnicos terão que ser observados, obedecendo ao padrão de engenharia e arquitetônico da Polícia Militar.
Melhoria
Todos os anseios da comunidade em aumentar o efetivo policial parecem estar sendo atendidos. Para o Capitão Porto, que já trabalhou em Ibitinga entre abril de 2004 e outubro de 2005, a elevação da PM de Pelotão para Companhia em Ibitinga já era esperada há mais de 20 anos. “Quando eu trabalhei aqui em 2004 já havia uma mobilização da comunidade, mas só agora ocorreu”, comentou. Segundo Porto, fora a força política, uma série de estudos técnicos no setor de segurança foram realizados em Ibitinga por uma comissão de policiais. Entre os dados, foi identifica- do o aumento da população flutuante no município (turistas), aumento da população e da economia.
Índices Criminais
Mesmo apresentando melhoria nos índices de criminalidade a ação da PM será de repressão. Com a criação da 5ª Companhia, o planejamento operacional da PM em Ibitinga contará com os benefícios típicos de uma Companhia de Polícia Militar: maior capacidade técnica de trabalho com mais equipamentos e armamentos; viaturas e novas modalidades de policiamento, entre outras ações. Segundo o Capitão, o efetivo de policiais já aumentou esse ano, mas deverá aumentar ainda mais.
“Nosso objetivo é obter um índice operacional alto e trabalhar para diminuir ainda mais o índice criminal. Para isso a população pode ajudar, efetuando denúncias contra os autores de crimes, pelo disk denúncia (181), ou pelo telefone 190”, declarou o Capitão Porto.