Ibitinga, Segunda, 21 de Abril de 2025
Região: Saidinha libera 3.284 reeducandos
Detentos deixam as três unidades prisionais de Bauru hoje por conta da saída temporária do Dia das Crianças.

Presos do regime semiaberto irão deixar temporariamente as três unidades prisionais de Bauru hoje. A saidinha do Dia das Crianças irá beneficiar 3.284 reeducandos, que devem passar o fim de semana em liberdade e, na segunda-feira, retornar aos respectivos presídios.

Segundo informações da 2ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Bauru, do total de beneficiados, 1.123 saem do Centro de Progressão Penitenciária 1 (CPP 1, antiga P 1), 1.189 do Centro de Progressão Penitenciária 2 (CPP 2, antiga P 2) e 972 do Centro de Progressão Penitenciária 3 (CPP 3, antigo IPA). Os números podem sofrer leves alterações.

Apesar de o Dia das Crianças ter sido comemorado oficialmente no dia 12, o benefício é concedido agora para não coincidir com a saída temporária dos reeducandos que cumprem pena na região.

Os beneficiados que saem hoje devem retornar às unidades prisionais até as 18h de segunda-feira. Caso isso não aconteça, eles serão imediatamente considerados foragidos da Justiça.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto e de bom comportamento podem obter autorização para deixar as penitenciárias por prazo não superior a sete dias.

O benefício

O benefício é concedido durante cinco vezes ao ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal/Ano Novo. É o juiz quem determina o dia de saída e de retorno, bem como quem deverá usar a tornozeleira. Na saidinha de hoje, a VEC não informou quantos reeducandos irão utilizar o equipamento.

Durante a saída temporária, os presos precisam obedecer a algumas determinações judiciais. Eles devem permanecer nos endereços que declararam antes de sair das unidades, das 22h às 6h. Neste período, não podem frequentar locais que vendam bebidas alcoólicas e nem casas de prostituição.

Como é de costume, a Polícia Militar (PM) intensifica o patrulhamento nesses estabelecimentos. Caso descumpram quaisquer dessas determinações, os reeducandos serão reconduzidos às unidades prisionais e ainda perdem o direito ao benefício nas próximas oportunidades. (JcNet)

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546