Três equipes de Brotas vão partir para a Nova Zelândia para a disputa do Campeonato Mundial de Rafting, que será realizado no período de 18 a 24 de novembro. Brotas representará o Brasil nas categorias sub-20 masculino e livre masculino e feminino. A saída dos atletas será nesta sexta, dia 1, com previsão de chegada à Nova Zelândia no dia 4 para início dos treinamentos.
Os atletas conquistaram o direito de participar do mundial, pois foram campeões brasileiros em suas respectivas categorias no campeonato realizado em Juquitiba (SP) no primeiro semestre.
São a equipe Bozo D´Água, a equipe feminina Brotas 40 graus e a equipe Alaya Competition, da categoria sub-20.
A equipe Bozo D' Água é considerada uma das favoritas ao título mundial, junto com os times de países como Japão, Grã Bretanha, Rússia, República Checa e os donos da Casa, a Nova Zelândia.
O Mundial da categoria livre contará com 25 países. As competições serão realizadas em três rios diferentes na cidade de Rotarua e é necessário treinamento de reconhecimento dos rios para as disputas.
Segundo o atleta Fábio Ramos Lourenção, a partir do dia 18 serão três dias de treinos oficiais e, no dia 21, começam as competições: tiro de velocidade, sprint, slalon e descenso.
Na prova sprint, a Bozo D'Água é atual tetracampeã mundial. No último mundial realizado na Costa Rica, os brotenses ficaram com o 4º lugar geral.
A ideia da equipe Bozo D'Água é fazer uma série de treinamentos antes das datas oficiais, por isso estão indo com antecedência ao local do evento. “Precisamos conhecer cada atalho dos rios e demanda um certo tempo e só com os treinos oficiais isso não será possível”, disse Fábio.
A equipe feminina Brotas 40 graus também chega esperançosa por bons resultados, já que conquistou o vice campeonato pan-americano de rafting no ano passado e terceiro lugar na Copa do Mundo; ambos campeonatos realizados no Canadá, além de serem as atuais pentacampeãs nacionais.
A maioria dos atletas começou suas carreiras no rio Jacaré Pepira. São instrutores de rafting, entre outras ocupações profissionais. “Quero desejar toda sorte do mundo aos nossos queridos atletas brotenses, orgulhos de nossa cidade”, disse o prefeito de Brotas, Du Barreto.
Jcnet