Na noite da última quinta-feira (31), cerca de 50 quilos de alimentos, e 57 litros de leite foram entregues ao GACCI (Grupo de Apoio aos Carentes Portadores de Câncer de Ibitinga). Entre os alimentos, foram entregues óleo, arroz, café, sal, macarrão, feijão, fubá, molho de tomate, entre outros. Também foram entregues aos representantes do GACCI, 57 litros de leite.
Os alimentos foram arrecadados no trote solidário realizado pelos alunos da FAIBI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga). O trote solidário já acontece pelo segundo ano, e tem como objetivo, evitar que o trote realizado em outras faculdades, muitos violentos e alguns até com consumo de bebida, sejam praticado pelos alunos. Segundo o professor da faculdade, Dr. Sandro da Silva Campos, o trote solidário é uma forma de ajudar a entidade, doando um quilo de alimento não perecível, pois os trotes convencionais são muitos evasivos, onde alunos cortam cabelo, praticam violências, etc. “O trote solidário é uma forma dos alunos comemorarem o ingresso na faculdade, sem deixar em branco esta lembrança, e ao mesmo tempo, não deixar de praticar uma boa ação, que é a solidariedade”, comenta Dr. Sandro.
Para o professor e vice diretor da FAIBI, Dr. André Luiz Oliveira, o trote solidário vai muito além de ajudar o GACCI. “É uma forma de conscientização dos alunos acerca de seu papel como cidadão dentro da sociedade. Além disso, por ser uma Instituição de Ensino Superior Pública, a Faculdade também deve desempenhar uma função social além do processo de ensino, pesquisa e extensão, como forma de estreitamento de seus laços com a comunidade", explica o vice diretor.