Na sexta-feira 01, por volta das 14:30 horas, a Polícia Militar, com presteza, conseguiu localizar 5 integrantes de uma quadrilha que aplicava golpes no comércio de Ibitinga. Uma vendedora desconfiou na hora da venda, entrou em contato com o banco, e descobriu a farsa. Segundo dados preliminares da investigação, os cheques usados eram clonados de vítimas, que na sua maioria, eram aposentados. Do bando, um casal foi encontrado primeiro com cheques e documentos falsos, depois a PM localizou mais 3, que já estariam preparados para deixar a cidade em um ônibus de excursão. Um acusado ainda, até o fechamento desta edição, conseguiu fugir.
Segundo o 1º Tenente da Polícia Militar, Lúdio Eduardo Veludo, o grupo chegou em Ibitinga junto com uma excursão, de Brasília (DF). Segundo informações, os bandidos se passavam por clientes, levavam a mercadoria, e os comerciantes ficavam com o prejuízo. A ação, não levantava suspeita. “Eu peguei 3 cheques e não suspeitei. Eu conferi as informações e não tinha nada de errado, até que eu pedi informação no banco, e foi aí que eles me disseram que a conta era de outra pessoa”, comentou uma funcionária de uma empresa que foi vítima dos bandidos, e que por motivo de segurança, preferiu não se identificar.
“O que se caracteriza estelionato é quando alguém obtém vantagem econômica induzindo outra pessoa ao erro”, explicou o delegado da Polícia Civil, Dr. Carlos Ocon de Oliveira, que norteou as investigações.
Os funcionários das lojas fraudadas reconheceram e identificaram os acusados na delegacia. Os acusados foram presos e encaminhados ao serviço penitenciário. Segundo informações da Polícia Civil de Ibitinga, a ação dos criminosos foi classificada como quadrilha.