O Ministério Público do Trabalho realizou uma fiscalização no alojamento de trabalhadores rurais, em Ubirajara. O local foi interditado por não oferecer as mínimas condições de habitação. O ônibus que faz o transporte dos trabalhadores foi apreendido, por estar com um documento falso e em péssimas estado.
A casa que funciona como alojamento não tem janelas para ventilação e quase não tem espaço entre as camas, além da falta de higiene.
Dezesseis trabalhadores moram na casa com apenas três cômodos e um banheiro. Cada um deles paga R$ 450 por mês e segundo o Ministério Público do Trabalho, o local está sem condições de habitação por isso a Defesa Civil foi acionada para interditar o local.
“Foi nos dito que uma pensão, mas de qualquer forma não serve para habitação humana. A prefeitura deve se responsabilizar em acomodar esses trabalhadores em algum outro local”, destaca o promotor Luiz Henrique Rafael.
O MPT e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam também um ônibus que faz o transporte de trabalhadores rurais. Durante a fiscalização o procurador identificou que o veículo, além de não oferecer segurança aos trabalhadores, possui documentação falsa. “O veículo está com o vidro quebrado, forro furado e tem goteira, além disso não tem o disco tacógrafo, por isso está usando documentação de outro ônibus e não tem condições de levar trabalhadores rurais”, finaliza o promotor.
G1