Ibitinga, Terça, 14 de Agosto de 2018
Telebras anuncia cabo de fibra óptica entre Fortaleza e Europa
A Telebras informou ontem que acertou parceria com empresa espanhola para construção de cabo submarino entre o Brasil e a Europa. O início do aterramento do cabo será em Fortaleza

A Telebras anunciou ontem que firmou um pré-acordo com a empresa espanhola IslaLink Submarine Cables para construção de um cabo submarino de fibra óptica entre o Brasil e a Europa. O início do aterramento será em Fortaleza. O investimento total é de US$ 185 milhões.

De acordo com decisão do conselho de administração da Telebras, deve haver ainda a entrada de um terceiro investidor brasileiro ou de fundos de investimento com participação de 20% no negócio. A Telebras terá 35%. A IslaLink ficará com 45%. A entrada do novo sócio e a criação da empresa, que irá operar o cabo, deve ocorrer até o fim do primeiro semestre deste ano.

A construção do cabo deve começar no início do segundo semestre, de acordo com as previsões da Telebras. O novo canal de comunicação internacional ficará pronto em 18 meses a partir da data de início das obras.

Esse será o segundo cabo submarino conectando o Brasil e a Europa. O primeiro é controlado por um consórcio de 19 empresas, com participação, por exemplo, da Embratel - a infraestrutura vem sendo usada principalmente para transmissão de comunicação por voz internacional.

Já o cabo da Telebras deve ter maior parte de seu uso voltado para a comunicação de dados. Para Caio Bonilha, presidente da Telebras, a construção deste cabo é fundamental para aumentar a segurança da rede na comunicação com a Europa.

“É um cabo estratégico, porque hoje boa parte do tráfego entre Brasil e Europa passa pelos Estados Unidos”, disse. A Telebras informou que já há interessados em participar do projeto, mas que os nomes ainda estão em análise. Não deve haver participação de empresas de telefonia.

Redução de preços

Espera-se que o investimento traga uma redução nos preços dos pacotes de internet pagos pelos usuários de telecom. Não há, entretanto, qualquer estimativa da Telebras para o reflexo dessa obra sobre as tarifas. (Folhapress)

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546