Três caixas eletrônicos foram explodidos, na madrugada desta quinta-feira (16), em Gavião Peixoto (SP). Antes de fugir, os suspeitos atiraram contra policiais militares com pistolas ponto 40 e fuzis 556, de uso restrito das Forças Armadas, e pistola ponto 40. Ninguém se feriu.
O crime aconteceu por volta das 2h30. A princípio a PM afirmou que dois caixas foram explodidos, mas posteriormente informou que outro equipamento tinha sido alvo da quadrilha.
Segundo a polícia, pelo menos 15 homens armados chegaram em dois carros e explodiram um equipamento externo do Banco do Brasil, localizado na praça central. Em seguida, detonaram outros dois dentro de uma agência bancária do Santander.
Os policiais faziam patrulhamento de rotina na cidade e quando ouviram a explosão seguiram para o local. Houve troca de tiros, mas como a arma dos bandidos era mais potente, a polícia recuou para pedir ajuda e a quadrilha aproveitou para fugir. Nenhum policial ficou ferido.
Os bandidos fugiram sentido Matão e abandonaram dois carros - com placas de Campinas e de Campos do Jordão - próximo à Usina Maringá. "São carros roubados. Agora a gente crê que eles tenham largado porque esses carros já foram vistos e eles fogem depois com maior facilidade com outros veículos que não foram apresentados ainda na cidade", falou o delegado Elton Negrini.
A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos. "Não sabemos se é a mesma quadrilha ou se é uma quadrilha que já participou de outro roubo na região de Araraquara. A gente vai tentar levantar isso durante a investigação", disse Negrini. A quantia levada não foi informada.
O quiosque onde ficava o caixa da praça ficou totalmente destruído. Estilhaços de vidro, parte da estrutura e até um alarme ficaram espalhados pelo chão.
Os bandidos deixaram uma dinamite no banco da praça. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM foi acionado para desativar o explosivo. As polícias Civil e Militar foram chamadas para preservar o local.
Atendimento
A assessoria de imprensa do Santander afirmou que toma as providências necessárias para recuperar os danos causados ao ponto de atendimento. A agência informou que disponibiliza um canal na internet para realizar operações como pagamento de contas, transferências e consultas ao saldo e extrato.
Caso o cliente necessite ir ao banco, a agência mais próxima fica em Araraquara, na Rua São Bento, 1.091, Centro.
Já a assessoria do Banco do Brasil informou que ainda não foi possível avaliar os prejuízos causados no terminal de autoatendimento que fica na praça central. Os clientes poderão ser atendidos no Banco Postal, que fica na Alameda Gulla, 373.
Insegurança
Esta foi a segunda vez em quatro meses que a cidade com cerca de quatro mil habitantes foi alvo de quadrilhas especializadas em furtos a caixas eletrônicos. Em outubro do ano passado, um grupo com 10 homens fortemente armados com fuzis e metralhadoras explodiu quatro caixas eletrônicos em duas agências de Gavião Peixoto. G1