Ibitinga, Domingo, 20 de Abril de 2025
Sorvete é um dos líderes de irregularidades entre os produtos avaliados em Bauru

Em todo o Estado, mais de 13% dos "produtos de verão" foram reprovados por conterem menor quantidade que o indicado na embalagem. Dos produtos avaliados em Bauru, 40% apresentaram irregularidades.

Nesta segunda-feira (27), a Operação ‘Verão’, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), autarquia do Governo do Estado de São Paulo que tem como finalidade proteger o consumidor, concluiu que 13,73% dos produtos de maior consumo no verão apresentam irregularidades no que se refere à quantidade mencionada na embalagem.

Os 51 produtos coletados em todo o Estado - que foram avaliados em cinco laboratórios do Instituto na Capital e no Interior - resultaram em 13,73% de irregularidades, ou seja, foi constatada menor quantidade que o indicado nas respectivas embalagens. Em Bauru, dos 10 produtos avaliados, quatro estavam irregulares.

Duas marcas de sorvete foram reprovadas, sendo o maior erro a falta de 3% do peso anunciado no produto. Refrigerantes também apresentaram diferenças de até 0,45% na quantidade de mililitros divulgados nos rótulos. O número de irregularidades decresceu em relação a 2013, em que 20,34% dentre os 59 produtos avaliados estavam em desconformidade.

“Os fabricantes têm a obrigação de zelar para que seus produtos ofertem as quantidades mencionadas. Por isso, o consumidor deve ficar atento e, se desconfiar do produto, pode denunciar à Ouvidoria”, alerta o superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi.

As empresas com produtos irregulares foram autuadas e têm prazo de dez dias para apresentação de defesa junto ao Instituto. A multa pode variar de R$ 640,00 até R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

A ação, que é realizada ao longo do ano, teve como objetivo intensificar a fiscalização de produtos com alto consumo neste período e englobou também protetores solares, bronzeadores, repelentes, água de coco, isotônicos, cosméticos para pele, mãos, lábios e cabelos, entre outros. Os produtos foram coletados em estabelecimentos comerciais – mercados, supermercados, farmácias, perfumarias e lojas especializadas - e as análises quantitativas realizadas nos laboratórios de produtos pré-medidos do IPEM-SP nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

JcNet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546