Uma dupla de ladrões abandonou um cofre com cerca de 10 mil moedas da época do Império do Brasil, do século 19. O crime ocorreu no último domingo (23), em uma residência no centro de São Manuel (SP), pertencente a uma família tradicional da cidade. No entanto, os criminosos não sabiam da existência do dinheiro antigo. O cofre foi deixado no estacionamento de um supermercado após perseguição policial.
De acordo com informações da Polícia Civil, a família proprietária do imóvel onde estava o cofre mora em São Paulo. Mas em visita no domingo à cidade, encontraram a casa com a porta da cozinha arrombada. Somente após ser aberto pela polícia com ajuda de ferramentas é que houve a descoberta da relíquia dentro do cofre.
A polícia disse que nem mesmo os donos da casa tinham a informação do conteúdo do cofre, que pertenceu a geração mais antiga da família. Entre as moedas tinham várias datadas dos anos de 1827, 1836, 1887 e 1889. Muitas delas no valor da época, de 200 réis. Cédulas e escrituras de terras e patrimônios da família também estavam no cofre, que pesava 200 quilos. Já as moedas pesavam 20 quilos.
O dinheiro foi devolvido para os proprietários. Mas, no entanto, funcionários da polícia e alguns conhecidos da família receberam algumas delas de presente. Em sites na internet de compra e venda, moedas de 1827 de 80 réis, por exemplo, são comercializadas a R$ 38. As de 200 réis, de 1889, valem R$ 45.
Nesta terça-feira (25), a polícia informou conseguiu localizar o carro usado pelos criminosos. Os suspeitos também foram identificados, mas eles negaram a participação no crime. Como não houve flagrante, os dois foram liberados.
Candeia