Ibitinga, Domingo, 20 de Abril de 2025
Tradição de jejuar na Quaresma ainda é mantida por católicos
Araraquarenses adotam diferentes penitências; Liberdade é o lema da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, que começa hoje, vem acompanhada de um comportamento histórico: o de jejuar durante a Quaresma. Não é mais só carne, em Araraquara e região cada um escolhe a penitência que acredita ser a “mais difícil”.

Com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, a Campanha da Fraternidade começa com o jejum, que segue até Domingo de Ramos (13/4), que antecede a Páscoa (20/4).

A manicure Fátima Bertho, de 39 anos, não vai tomar refrigerante no período. “Comecei ano passado. Eu me senti muito bem, pois o jejum foi uma maneira que eu encontrei para estar mais perto de Jesus. E o mais importante foi provar para mim o quanto eu sou capaz e determinada, principalmente porque Deus está comigo sempre”, explica.

Fátima sempre foi católica, mas antes não tinha adotado penitências. “Eu não acreditava nessas coisas, sempre fui católica, mas não frequentava a igreja. Voltei no ano passado e minha vida mudou muito, para melhor. Só tenho a agradecer a Deus por todas as oportunidades que ele me dá”, diz.

Quem também vai jejuar a partir de hoje é a professora Regiani Rodolfo, 48, de Nova Europa. Ela, que já não toma refrigerante, também vai ficar sem tomar suco. “Na Quaresma, só tomo água. Também vou ficar sem sorvete”, afirma. Regiani diz que não é fácil deixar refrigerante, suco e sorvete ao mesmo tempo. “É difícil, mas eu vou firme”, diz.

Promessa
A aposentada Rosimary Resende Chiérice, 74, faz jejum na Quaresma há 42 anos. Por ser católica, ela fez uma promessa que cumpre sempre nesta época do ano. “Quando minha filha tinha três anos, ela adoeceu e passou por uma cirurgia muito complicada de fígado, pulmão e coração. Então eu fiz uma promessa para o resto da vida. Na Quaresma, eu não como nem pão e nem doces”, explica.

Felizmente, Rose pôde passar suas 42 quaresmas de penitências ao lado da filha, Fernanda, pois deu tudo certo na cirurgia. “É difícil para mim, pois eu costumo comer muito pão, mas consigo cumprir sempre”, finaliza Rose, como é conhecida.

Quaresma com missas especiais e procissão 
A Matriz de São Bento, no centro de Araraquara, terá uma agenda especial durante a Quaresma. Toda sexta-feira, entre a Quarta-Feira de Cinzas (hoje) e o Domingo de Ramos, será feita uma procissão ao redor da paróquia, às 6h, e logo em seguida uma missa sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.

Segundo o padre Marcelo Aparecido de Souza, o jejum é um sacrifício que a Igreja sugere aos católicos visando a santificação pessoal. “Tem muita gente que faz alguma penitência, deixa de comer alguma coisa que gosta. Fazemos a missa para falar sobre a importância disso e sobre o tema da Campanha da Fraternidade também”, explica. 

Tribuna Impressa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546