A Vigilância Epidemiológica de Gavião Peixoto já registrou mais de 680 casos de conjuntivite desde o dia 11 de março. A equipe da Saúde tem trabalhado na conscientização da população para reduzir os números. Os profissionais visitaram escolas e locais com ampla circulação de pessoas alertando a necessidade de redobrar os cuidados com a higiene, além de distribuir panfletos pelo município.
De acordo com Loren Tomasetto, enfermeira responsável interina do órgão, o número de pacientes só tem aumentado. “Estamos com uma média de 250 pacientes por semana.
A conjuntivite aguda viral é altamente contagiosa, por isso, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Além de evitar o contato com infectados, também é fundamental lavar as mãos sempre que tocar objetos que podem estar contaminados”, alerta.
Loren afirma ainda que muitos pacientes aproveitam os dias em casa para passear, ir a salões de beleza ou mesmo voltam antes ao trabalho. “É fundamental ficar pelo menos cinco dias em repouso, ou mais, para passar o período de contágio e também separar em casa os objetos, como as toalhas. Além disso, deve apenas lavar os olhos com água gelada ou um colírio lubrificante. Não devem usar colírios antibióticos ou com corticóide que podem agravar o problema”, afirma.
CUIDADOS CONTRA A CONJUNTIVITE
Redobre os cuidados com higiene pessoal, como por exemplo, lavar as mãos com frequência
Evite coçar os olhos
Procure também evitar aglomerações
Não utilize piscinas públicas, pois o cloro não é capaz de matar o vírus causador da doença
SE JÁ PEGOU
Repousar
Evite ambientes coletivos por pelo menos sete dias
Utilize compressas de água potável e fria (ou de soro fisiológico) nos olhos
Use colírio lubrificante de quatro a seis vezes por dia
Se não conseguir abrir o olho ou estiver com muita sensibilidade à luz, procure um médico