A redação do jornal Polêmica e Debates, de Conchal (SP), foi incendiada na noite de segunda-feira (24). A Polícia Civil investiga se o incêndio foi criminoso e quem são os suspeitos. Segundo o proprietário, a redação estava fechada e ninguém se feriu durante a ação.
Vizinhos do jornal conseguiram conter as chamas e acionaram os policiais, que encontraram um pano com líquido inflamável no local. Segundo o jornalista Adolfo Pedroso, dono do jornal, uma funcionária viu três homens parados em frente ao prédio da redação e logo depois soube do incêndio.
Retaliação
Ele acredita que a ação tenha sido uma retaliação após uma operação policial, que prendeu traficantes no mês passado. Segundo a Polícia Civil, os índices de crimes caíram pela metade depois da operação.
Pedroso afirma que o incêndio possa ter sido cometido para chamar a atenção dos policiais. “Não tinham nada contra o jornal, eles quiseram fazer publicidade, deixar rastros, dizendo que vão cometer crimes”, disse. Segundo o jornalista, ameaças foram feitas na manhã do mesmo dia.
Danos
Dentro da redação foram queimados um sofá, impressora, computador, escrivaninha, monitor, banners publicitários e uma parede foi danificada. O arquivo do jornal não foi atingido.
A Polícia Civil informou que aguarda o laudo da perícia para identificar se realmente houve crime e quem seriam os suspeitos. Imagens de uma câmera de vigilância de um comércio vizinho foram entregues na delegacia e devem ajudar nas investigações.
G1