Estado assina primeira nota de serviço para que empresas comecem projeto executivo; neste ano, seis pessoas morreram entre Jaú e São Manuel
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) assinou nesta terça-feira (25) a primeira nota de serviço para a elaboração do projeto executivo que antecede as obras na rodovia SP-255, no trecho que vai de Jaú até São Manuel, passando por Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até março de 2015, quando terá início o processo para execução das obras de duplicação e melhorias na via. Apenas nos três primeiros meses de 2014, seis pessoas morreram em acidentes no trecho (leia mais ao lado).
A SP-255 é uma das rodovias da região com o maior índice de acidentes. Em abril de 2012, em razão do grande número de mortes na via, vereadores de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê deram início ao movimento “Duplica Já”, que ganhou o apoio dos Rotary Clubs de Jaú e região. Além da coleta de assinaturas, o grupo promoveu carreata para chamar a atenção das autoridades e cobrar melhorias na rodovia.
Em julho do ano passado, foram criadas a Frente Representativa da Sociedade Civil Organizada de Jaú e Região em apoio à duplicação da rodovia SP-255, no trecho entre Jaú e São Manuel, e Frente Parlamentar Pela Duplicação da SP-255. Em agosto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou a duplicação da via entre Jaú e Barra Bonita e o recapeamento e construção de faixas adicionais até São Manuel.
Em outubro, o governo do Estado publicou o edital de licitação visando à contratação do projeto executivo para as obras. “Serão estudadas a topografia, relevo, solo e melhor geometria, além da implantação de passarelas nas áreas urbanas. Há também a questão da licença ambiental. Outro ponto é a segurança para evitar curvas perigosas”, explicou na ocasião o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni.
Seis mortes
Do início do ano até agora, segundo levantamento feito pelo JC, seis pessoas morreram em acidentes na rodovia SP-255, no trecho entre Jaú e São Manuel. O primeiro acidente com vítima fatal foi registrado no dia 2 de fevereiro, por volta das 22h, no quilômetro 178, em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru).
José Geraldo de Souza, 47 anos, conduzia Vectra sentido Jaú-Barra Bonita quando perdeu o controle da direção, capotou e bateu em uma moto que trafegava no sentido contrário. Ele morreu no local e o motociclista ficou gravemente ferido.
No dia 19 do mesmo mês, colisão lateral entre duas motos ocorrida no cruzamento da SP-255 com a SP-304, em Jaú (47 quilômetros de Bauru), provocou a morte de L.K.R., de 18 anos e deixou um jovem de 25 anos ferido. Após o choque, o capacete da vítima teria se soltado e ele bateu a cabeça no chão.
No início da noite de 17 de março, colisão frontal entre um Corsa e um Palio registrada no quilômetro 155 da rodovia, também em Jaú, provocou a morte de Victória Rossi Correa, 14 anos, e de Fábio Leandro Derrari, 35 anos. Outras quatro pessoas também se feriram.
O último acidente foi registrado no dia 19, às 19h, no quilômetro 161 da SP-255, em Jaú. A colisão frontal entre um Gol e uma moto Honda resultou na morte de Valdinei Pereira, de 33 anos, e José Rogério dos Santos, 35 anos, respectivamente, condutor e passageiro da moto.
Duplicação e melhorias foram divididas em dois projetos
O processo, que dividiu projeto executivo em dois lotes, foi homologado em fevereiro deste ano. No total, 48 quilômetros receberão melhorias.
A empresa Vetec Engenharia venceu licitação no valor de R$ 2,9 milhões para elaborar o projeto de duplicação do trecho compreendido entre Jaú e Barra Bonita, entre os quilômetros 156,3 e 179,6 (23 quilômetros), onde o Volume Diário Médio (VDM) é de 8.596 veículos.
Recapeamento
A empresa Astec Engenharia foi a ganhadora do lote que prevê investimentos de R$ 1,7 milhão para projeto visando ao recapeamento da pista, complementação de faixas adicionais, alargamento de viadutos e pontes existentes, implantação de dispositivos de acesso e sinalização no trecho entre Igaraçu do Tietê e São Manuel, do quilômetro 179,6 ao 204,6 (25 quilômetros), onde o VDM é de 5.211 veículos.
A primeira nota de serviço, que permite às empresas iniciar os trabalhos, foi assinada pelo DER no último dia 25. O órgão explica que os projetos executivos só devem ser finalizados em março de 2015.
De acordo com o DER, ainda não dá para estimar uma data para o início das obras na SP-255. “É importante frisar que o cronograma de obras será definido após a conclusão do projeto”, afirma. O valor orçado das obras é de R$ 186 milhões.
JCnet