Cerca de 50 ranchos localizados nas margens do rio Tietê, em Bariri, em área de propriedade da concessionária AES Tietê, foram desocupados por ordem da Justiça nesta sexta-feira (28). O helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) apoiou a operação de reintegração de posse.
Os ranchos foram construídos em área desapropriada para instalação da usina, pertencente à concessionária. Segundo a PM, a retomada dos imóveis foi acompanhada ainda por equipes da Polícia Militar Ambiental, como parte da chamada “Operação Integrada”.
Em nota, a assessoria de imprensa da AES Tietê informou que mantém diálogo com as pessoas que ocupam as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) localizadas no entorno de seus reservatórios, informando-as sobre as irregularidades.
“A empresa concede prazo para casos passíveis de regularização e permitidos pela legislação ambiental. Se não houver essa possibilidade, também é informado o prazo para retirada da ocupação”, esclarece.
“Ocupação irregular, pastagem ilegal e pesca predatória são prejudiciais ao meio ambiente. Assim, a geradora realiza constantemente ações com o objetivo de orientar a população sobre o impacto da utilização irregular das bordas de seus reservatórios, reiterando seu compromisso com a sustentabilidade”.
A concessionária reforça que mantém canal de contato aberto para esclarecimento de dúvidas referentes às margens de seus reservatórios pelo e-mail bordas@aes.com.
JcNet