A Polícia Federal de Bauru (SP) divulgou nesta segunda-feira (31) o resultado de uma operação realizada na sexta-feira (28) que apreendeu um avião com 345 quilos de pasta base de cocaína no distrito de Macucos, em Getulina.
Segundo informações da PF, os investigadores já estavam monitorando a quadrilha e descobriram que o avião iria fazer um pouso na zona rural.
Uma equipe foi até o local e o piloto ao perceber a presença dos agentes tentou arremeter, mas os policiais atiraram e o homem foi obrigado a pousar. O piloto e outros dois criminosos que estavam em solo aguardando a chegada da droga foram presos.
Eles devem ser encaminhados para o Centro de Detenção Provisória ainda nesta segunda-feira. Ainda de acordo com as informações, a droga estava vindo de Naviraí (MS). O avião permanece apreendido em Getulina, já a pasta base de cocaína foi levada para a PF.
Outro caso
Em setembro do ano passado, a PF também interceptou um avião que estaria carregado com meia tonelada de droga, provavelmente pasta base de cocaína.
Cinco pessoas foram presas em Bocaina, entre elas o piloto do avião, que caiu após uma tentativa de voo e pegou fogo. Um agente da PF foi morto durante a troca de tiros.
O caso segue na Justiça, que aceitou em novembro do ano passado a acusação contra denúncia por tráfico internacional, posse e porte de arma de uso restrito e organização criminosa, proposta pelo Ministério Público Federal.
Os denunciados são moradores da região de Campinas, menos o piloto, que é do Mato Grosso do Sul, mas morava no Paraguai. Além da droga, os suspeitos de tráfico estavam fortemente armados, entre elas uma metralhadora importada calibre .50, duas pistolas calibre .40 e munições de diversos calibres.
G1