Uma réplica do batmóvel atrai curiosos a um posto de combustível localizado na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Araraquara (SP). O veículo, avaliado em R$ 100 mil, chama a atenção de adultos e crianças que passam pelo local. Por enquanto, os fãs podem tirar fotos e entrar dentro do veículo, mas a ideia é que em breve eles possam dar uma voltinha em uma área reservada no estabelecimento sem pagar nada por isso.
O carro é inspirado no modelo utilizado pelo Homem-Morcego no filme “Batman – O Retorno”, de 1992. Para fazer a adaptação, os proprietários do posto compraram um veículo Ômega ano 98. O trabalho foi feito por um torneio mecânico aposentado de Poá, na Grande São Paulo.
Os irmãos Vicente e Fernando Pacchiarotti coordenaram o projeto, que começou em setembro de 2012 e teve o apoio de pelo menos 30 funcionários do abastecimento e do restaurante do posto, que ajudaram com ideias e mão de obra. A versão clássica de dois assentos ganhou cinco lugares com a adaptação.
“O modelo foi alongado e recebeu um eixo a mais, uma forma de homenagear os caminhoneiros. As portas são no formato asa de gaivota, que se abrem para cima. A réplica americana é mais reta e a nossa tem mais curvas, assim como a mulher brasileira”, explicou Vicente.
Todo o processo de personalização demorou um ano e meio. Apesar do tempo, a modificação ainda não está concluída. O veículo, que teve a parte da estrutura reforçada com fibra de vidro e aço, ainda precisa de melhorias internas, como acabamento do painel e forração. Mais isto será feito de forma gradual até o fim do ano.
Atração
O batmóvel de Araraquara é rebaixado e tem potencial para rodar em qualquer estrada pavimentada. Por ser um veículo temático, entretanto, ele não deverá sair do posto, só circulará em uma área reservada no local. “Caso a criança queira dar uma voltinha com a família não será cobrado nada por isso”, disse Vicente.
A ideia tem agradado os fãs do super herói. “Era um sonho ver esse carro, eu sou menina, mas eu gosto do Batman e assisto todos os filmes”, disse a estudante Naila de Favari Carvalho, de 12 anos.
“Paramos no posto para dar um pouco de água para a menina menor e vimos essa máquina aqui. Realmente fascina. Aparentemente é bem parecido. Dá para matar saudades do seriado”, relembrou o técnico em eletrônica Edgar Betarello.
Quem passa não resiste, para e faz uma foto, mesmo que de longe. “Eu achei um carro diferente e bonito”, relatou a médica Meire Alexandrina de Souza. “É sensacional ver uma relíquia dessa aqui no posto. Eu sempre curti o desenho, o filme. Ver o carro assim faz a gente lembrar da infância”, concluiu o chaveiro Fabiano Campos.
G1