Na terça-feira 08, por volta das 9:30 horas, o Paço Municipal foi palco de uma reunião do Conseg (Conselho Municipal de Segurança Pública) de Ibitinga. Na ocasião, as autoridades afirmaram a redução dos índices criminais. Presidida pelo advogado Dr. Ivanil de Marins, presidente do Conseg, a mesa foi composta ainda pelo delegado Dr. Carlos Aberto Ocon de Oliveira, o capitão da 5ª Cia da PM de Ibitinga, PM Fernando Marino Porto e o tenente PM Lúdio Eduardo Veludo. Também estiveram presentes o cabo PM Manuel Gomes Tomás Neto, e representando o Corpo de Bombeiros, o 1º sargento Salomão Carvalhaes Santos e o soldado PM Carlos Sérgio Ferreira.
Índices
Na pauta o responsável pela Polícia Civil afirmou que os trabalhos estão voltados para a investigação dos inquéritos policias, tendo em vista uma redução dos índices criminais na cidade. O comando da PM também ressaltou a redução desses índices e lembrou o aumento dos índices operacionais, entre eles, o combate ao tráfico de drogas. “O tráfico é a mãe dos demais crimes. Em Ibitinga houve um aumento expressivo do número de menores envolvidos em prática infracional, porém nossa ação será enérgica. Em índices criminais, o número de roubos também cresceu, porém tal fato aconteceu em todo o Estado, logo estamos numa situação relativamente confortável”, declarou o Capitão Porto. Ainda o capitão da PM declarou a chegada de mais um policial para a Companhia de Ibitinga.
Além do combate ao tráfico de drogas, na reunião foi citada que no último mês, houve o aumento de apreensão de armas brancas, e apreensão de adolescentes que cometeram ato infracional, sendo colocados à disposição da justiça.
Solicitação
Na reunião também foi mencionado a fiscalização do trânsito. Alguns presentes lembraram das infrações de estacionamento proibidos, como o uso irregular da vaga de idosos e de deficientes, por exemplo. Além de sinalizar a intensificação da fiscalização neste setor, o capitão Porto afirmou que a fiscalização do trânsito em locais estratégicos da cidade está sendo produtiva, pois inibe o furto de veículos, tendo em vista que o criminoso antes de cometer o furto, calcula uma rota de fuga.
Ainda estiveram presentes na reunião, vários profissionais de diversas áreas da comunidade, secretários municipais, e o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Celso Domingues.