O escritor Luis Fernando Veríssimo ficou emocionado com um projeto desenvolvido na escola estadual Profª Lucy Salina Fernandes Gaion. O projeto de leitura de crônicas, idealizado pela professora Gisella Lorusso foi aplicado para os alunos do 5º ano em março, e após despertar interesse nos alunos, foi apresentado em vídeo para o escritor, que depois entrou em contato com a professora e descreveu por e-mail que ficou emocionado.
De acordo com a professora Gisella, o projeto “Leitura de crônicas e escrita de carta pessoal para Luis Fernando Veríssimo”, foi criado com base no Guia de Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O interesse dos alunos sobre o autor foi percebido graças ao livro de Língua Portuguesa “Porta Aberta”, adotado pela escola (Pro- grama Nacional do Livro Didático). “Ao me deparar com crônicas de Luis Fernando Veríssimo nesse livro planejei a leitura das crônicas para ler em voz alta para meus alunos. A leitura em voz alta de textos literários é uma atividade permanente na minha proposta de rotina semanal que acontece diariamente”, explica a professora.
Cartas
Paralelo ao trabalho de leitura de crônica e da produção de textos, os alunos foram convidados a escrever uma carta para o escritor, que estas, foram postadas no correio. Segundo a professora, o autor afirmou que responderá as cartas, mas antecipou que ficou emocionado com o vídeo do projeto de leitura de suas crônicas enviado pela professora.
A leitura
Os livros “A volta”, “Vítor e seu irmão” e “Comédias para se ler na Escola”, foram usados na leitura de crônicas todos os dias. Os alunos liam em voz alta e com isso, cada vez mais foram despertados para o prazer da leitura, pontua a professora Gisella. “O trabalho de leitura de gêneros literários faz parte do cotidiano das escolas estaduais, colaborando com o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos”, explicou o diretor da escola Francisco Talarico.