Uma operação conjunta entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, apreendeu cerca de 150 adolescentes em Ibitinga, na madrugada do último sábado (12). Outras 350 pessoas, em média, foram abordas. A operação realizada entre às 23:00 e 4:00 horas, contou com a presença da Equipe Tática da PM de Araraquara e Matão. De acordo com nota a imprensa emitida pela PM, a operação foi nas vias públicas ao redor do auto posto Excelent, com o objetivo de erradicar as atitudes ilícitas praticadas no local, como consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes, depredações e perturbação do sossego público.
Os pais dos adolescentes que foram até o local buscar os filhos assinaram um Termo de Responsabilidade e um Termo de Entrega. Já os jovens que não tinham responsáveis no local, foram encaminhados com um microônibus até a sede do Conselho Tutelar e lá os pais foram acionados, o que levou os trabalhos até às 4:00 horas da manhã.
Segundo o Conselho Tutelar, agora os pais deverão responder pelo bem estar dos filhos, e “provavelmente o resultado da operação será encaminhado para a promotoria”, afirmou a coordenadora do Conselho Tutelar de Ibitinga, Caroline Augusta Rodrigues de Souza. A conselheira ainda lembra que o adolescente com idade de até 18 anos é de responsabilidade dos pais, e “lá na rua, com acesso de drogas e bebidas alcoólicas, tinha adolescente de 12 e 13 anos”, comentou. Segundo a Polícia Militar, toda a operação foi registrada com fotos, a fim de subsidiar material a ser encaminhado ao Ministério Público.
Apreensão
Ao todo foram fiscalizados 22 veículos e 03 motocicletas. Foram confeccionados 11 Autos de Infração, 06 Certificados de Recolhimento para Documentos de Veículos e 03 veículos foram apreendidos e removidos para o pátio. Ainda foram apreendidas diversas porções de maconha e cocaína, além de objetos usados para o uso dessas drogas.
A operação foi realizada a supervisão do Comandante da 5ª Cia. Cap PM Porto, e o Sub Comandante, da 5ª Cia. 1º Ten PM Lúdio, o Delegado de Polícia, Dr. Carlos Ocon de Oliveira, e a Guarda Civil Municipal, sob a supervisão do Sub Tenente PM Verderi.