Ibitinga, Quarta, 15 de Janeiro de 2025
Incêndios aumentaram 181% nos últimos quatro anos em Ibitinga
Danos para saúde, Meio Ambiente e para o patrimônio em 2014 pode ser o maior já registrado no município

  O número de incêndios em Ibitinga no primeiro semestre deste ano aumentou 61,45 %, segundo dados do Corpo de Bombeiros de Ibitinga. De janeiro a junho de 2013, foram 96 atendimen-tos de ocorrências em incêndios, contra 155 no mesmo período deste ano. Já nos últimos quatros anos, o número de incêndios aumentou 181, 81% (veja o quadro).

     Uma soma de fatores, entre elas o grande período de estiagem, certa-mente transformará o ano de 2014 como um dos anos com maior carga de incêndios. De 1º de janeiro até 31 de julho, 187 incêndios foram registrados em Ibitinga, quase a soma total do ano passado, quando foram atendidas 212 ocorrências.

   Segundo o 1º Sargento PM Mário Pereira Gomes Filho (foto), Comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Ibitinga, muitos dos casos de incêndios poderiam ser evitados pela população. Entre os casos de maior 'descuido' são os incêndios de vegetação. “Os danos são incalculáveis. Por um lado traz risco para vida e para a saúde, por causa dos danos respiratórios, por outro, traz danos para o patrimônio, como os incêndios em residências e empresas”, explicou. “Ainda os incêndios trazem outro tipo de prejuízo, o dano para o Meio Ambiente, no caso dos incêndios em vegetação”, explicou o Co-mandante Mário.

Incêndios em vegetação

  Uma cultura errada de eliminar sujeira com fogo, ou de renovação de pastos, acabam gerando incêndios descontrolados. Propriedades sem 'aceiros' (faixa limpa, sem vegetação em divisas das propriedades). Este crime ambiental ocorreu na vegetação no Bosque do Jd. London Park (foto). O local já foi incendiado por mais de 15 vezes nos últimos anos.

 Incêndios em Indústrias

  Dois grandes incêndios ocorreram em indústrias este ano. Desde 2012, quando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado no município a fim de regularizar o meio ambiente do setor fabril, os departamentos técnicos dos bombeiros trabalham para garantir um local seguro nas empresas. Inúmeras empresas não possuíam condições seguras contra incêndios, previstas com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que certifica que as instalações da empresa passaram por vistoria técnica dos bombeiros, e está adequada contra incidentes.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546