A Secretaria Municipal da Educação de Ibitinga, sediou no último dia 11, uma reunião com todos os diretores das escolas participantes do Projeto 'Para Ver Melhor', desenvolvido pelo Rotaract Club de Ibitinga, com a supervisão de Tadeu Bonini, Diretor da comissão de Serviços Internacionais. O projeto prevê a destinação gratuita de óculos de grau para crianças de baixa renda, com idade de 6 e 7 anos, de 13 escolas municipais. Na reunião, foi definido e entregue aos diretores o material que servirá para identificar nos alunos, algum problema de visão, para depois encaminhá-los para uma consulta oftalmológica.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Nathália Longhini, na reunião os diretores receberam instruções de como fazer a triagem inicial com os alunos. Depois de um teste simples de visão, usando um cartão oclusor e com um teste de Snellen, cada voluntário consegue identificar se existe algum problema de visão na criança, e se existir, o aluno então será encaminhado para uma consulta oftamológica gratuita.
Os treinamentos de como os testes de visão devem ser feitos nos alunos foi ministrado por Roberto Micheletti Filho e Lilian Zambini, representantes das empresas doadoras dos óculos. Já as consultas oftalmológicas, serão realizadas gratuitamente pelas médicas Dra. Leila Seino, Dra. Nadia Seino e Dra. Natália Vergaças.
Cada diretor irá passar estas instruções para os professores, que deverão identificar possíveis anomalias na visão. O prazo para realizar toda a triagem deverá ser até o próximo dia 02 de setembro.