A estiagem prolongada começa a afetar municípios da microrregião de Araraquara. A cidade de Américo Brasiliense é a primeira a entrar nessa lista e passará a ter racionamento de água a partir de 5 de setembro, sexta-feira. Dessa forma, o fornecimento de água será interrompido das 13h as 17h, todos os dias.
Segundo a prefeitura municipal, a situação é “alarmante” e “o povo irá determinar o tempo de racionamento”. Dos 11 poços artesianos existentes na cidade, apenas 3 retiram água do Aquífero Guarani, e o restante depende da chuva para garantir o abastecimento.
A prefeitura ainda afirma que carros, calçadas e quintais não devem ser lavados, e que a população deve economizar também durante a higiene pessoal, como em banhos.
A prática do racionamento já havia sido adotada em outras cidades como Bebedouro, Casa Branca e Ribeirão Preto.
Cidade perdeu recursos
Em março deste ano, foi tornado público a perda de um convênio destinado a melhorar o abastecimento de água no bairro Santa Terezinha. Na época, o Ministério da Integração chegou a aumentar o prazo para envio de documentação, que não foi cumprido e resultou na perda do convênio. Os recursos perdidos somavam 1 milhão de reais.
Questionada sobre o problema, a prefeita Cleide Berti (PTB) esclareceu na época que, como não houve transição de governo, a Administração não tinha informação sobre a situação dos convênios.
SinNews