O ensino das escolas de Ibitinga está acima dos níveis estaduais e nacionais, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na sexta-feira (05) pelo Ministério da Educação. Segundo os dados do ministério, Ibitinga conseguiu manter trajetória satisfatória acima da meta, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, mas essa realidade mudou de 2009 pra cá. Nos anos de 2005 a média das escolas apresentadas no ranking do instituto não são animadoras. Em 2007, quando o Ideb foi criado, ainda era menor, mas desde 2009 em diante (quando a cada dois anos é apresentado o índice), Ibitinga tornou-se exemplo.
No Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) o Ideb das escolas de Ibitinga foi de 5,8. Já no ciclo final do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), em 2013, o índice do Ideb foi de 5,4. No último caso, o índice foi dentro da meta estipulada pelo Governo Federal e muito superior a de 2001: 4,9, que também estava dentro da meta. Ainda no Ensino Fundamental, o índice nacional foi de 5,2, e do estado, 5,8.
Os índices
Os índices reúnem as redes públicas (estadual e municipal) e privada. O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em escala de 0 a 10.
Foto: Ilustração